como vc define um paciente psiquiátrico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em hospitais psiquiátricos, muitas vezes um paciente, em particular, torna-se foco de atenção, devido aos problemas que ele apresenta para a equipe de enfermagem. Além disso, observamos declarações escritas, nas anotações de enfermagem, sobre pacientes que apresentam problemas, dificultando o atendimento de suas necessidades.
De acordo com IRVING (1975), entre os muitos obstáculos enfrentados pela enfermagem, está o comportamento manifesto pelo doente.
Para ROBINSON (1972), um problema clássico para o pessoal de enfermagem é o “paciente especial”, isto é, a pessoa que, por várias razões, não é percebida como um paciente “normal” e não é tratada como tal. Isso pode ser resultado da percepção do paciente sobre sua identidade atual, sobre seu relacionamento com a equipe ou sobre o seu comportamento que, de fato, faz que ele seja radicalmente diferente da maioria dos doentes.
Segundo TRAIL (1966), o paciente pode ver sua doença, de diferentes aspectos. O hospital pode ser um refúgio para ele; sua doença, uma libertação das tensões de sua vida diária. Pode aceitar bem sua condição de doente, apresentar incerteza acerca do futuro, tornar-se passivamente resignado, perder a confiança em si mesmo, ou sentir-se derrotado, perplexo, irritado e rebelde. Desde que esteja hospitalizado, deixa de conviver com seus familiares, perde o privilégio de tomar certas decisões, tais como: quando trabalhar, quando divertir-se, quando alimentar-se e dormir, tornando-se um deepndente do regulamento do hospital. Cada paciente vai reagir a essa situação, de acordo com sua doença e com suas experiências anteriores.
Qualquer pessoa, trabalhando em hospital, já ouviu dizer que determinado paciente é um “paciente problemático”; e, a partir daí, faz freqüentes generalizações a respeito.
A equipe de enfermagem está em contacto mais próximo e mais prolongado com os doentes; portanto, é esperado que, muitas vezes, ela se detenha com aqueles que, conforme a percepção de cada elemento da equipe ,são rotulados como difíceis, intransigentes, queixosos, não cooperativos e/ou outros adjetives. Em geral, os elementos da equipe de enfermagem podem especificar o porquê de tal comportamento.
A revisão de literatura revela a preocupação dos autores UJHELY (1976; (1963), MUNRO (1971) e EKDAWI (1967) em descrever pacientes psiquiátricos que apresentam problemas para a enfermagem; também a de outros, como ARMA-COST et al (1974) RICKELMAN (1974) HUGHIE (1967) e KELLAM (1966) em apresentar as reações da equipe de estudantes e da equipa de enfermagem em relação ao comportamento de “pacientes-problema”.
Na literatura consultada, verificou-se que são feitas generalizações a respeito de “pacientes-problema”; mas não se encontraram, em nesso meio, pesquisas que evidenciem as características do paciente psiquiátrico problemático.
Baseando-nos em nossa experiência em hospitais, onde cbservamos empiricamente as declarações do pessoal ae enfermagem sobre pacientes problemáticos, e na literatura específica, decidimos elaborar um estudo, em nosso meio, para identficar as epiniões do pessoal de enfermagem sobre as características dos pacientes psiquiátricos mais problemáticos hospitalizados.
Explicação:
espero ter ajudado