como vargas conseguiu administrar o país com o apoio do tenentismo após sua posse como presidente ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na verdade, Getúlio dividiu o movimento tenentista
Explicação:
Durante a revolução de 1930, o movimento tenentista acabou perdendo forças, acabou que o povo queria direitos conquistados por uma constituição e não por violência, coisa que Vargas se usufruiu para subir ao poder.
Porém, Vargas pode ter dividido mas não dissolveu o movimento completamente. Alguns dos "ex-tenentistas" passaram a atuar como uma espécie de interventores estaduais. Aqueles que não conseguiram posse alguma continuaram como o restante do tenentismo, participando de atos contra o governo, como a Coluna Prestes.
Basicamente o que Vargas fez foi "amenizar" o problema causado pelo tenentismo.
O movimento político-militar que determinou o fim da Primeira República (1889-1930) originou-se da união entre os políticos e tenentes que foram derrotados nas eleições de 1930 e decidiram pôr fim ao sistema oligárquico através das armas. Após dois meses de articulações políticas nas principais capitais do país e de preparativos militares, o movimento eclodiu simultaneamente no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, na tarde do dia 3 de outubro. Em menos de um mês a revolução já era vitoriosa em quase todo o país, restando apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará ainda sob controle do governo federal. Finalmente, um grupo de militares exigiu a renúncia do presidente Washington Luís e pouco depois entregou o poder a Getúlio Vargas.