Como Vargas chegou ao poder em 1930?
02. O que foi a Revolução de 1932 e por que ela ocorreu?
03. Quais foram as ações de Vargas durante o governo provisório?
04. A constituição de 1934 trouxe uma série de direitos sociais para a população, quais são eles?
05. Por que a eleição de 1937 foi cancelada?
06 . Pesquise quem foi Luís Carlos Prestes
07 . Por que a participação do Brasil na segunda guerra mundial ao lado dos Estados Unidos é
considerada controversa?
Soluções para a tarefa
Explicação:
a chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da revolução de 30, que pós fim ao domínio
Vamos responder!
1) A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Vargas chegou ao poder por meio do Golpe de Estado organizado pela Aliança Libertadora, comumente chamado de Revolução de 30.
2) A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930).
3) Na fase provisória, Vargas tomou as primeiras medidas centralizadoras, enfraquecendo o Legislativo e fortalecendo o Executivo. No âmbito regional, apoiou seu poder nos interventores que nomeava. Também ampliou o aparato da burocracia, criando instituições como o Ministério do Trabalho.
4) A Constituição de 1934 foi notável por instituir liberdades básicas no vocabulário constitucional, bem como por estabelecer a igualdade de todos os cidadãos perante a lei (inc. I, art. 113). Ficaram garantidas a liberdade de expressão, crença, locomoção (direito de ir e vir) e associação (desde que com fins lícitos).
5) Getúlio Vargas não respaldou politicamente nenhuma das candidaturas para as eleições de 1938, nem sequer apoiou o candidato indicado para sucedê-lo. Essa campanha para a eleição presidencial acontecia em um período de turbulência política, estava em vigência o estado de guerra para coibir a atuação comunista no país.
6) Luís Carlos Prestes foi um militar político brasileiro comunista que liderou dois movimentos: a marcha denominada “Coluna Prestes” (1924-1927) e a “Intentona Comunista” (1935).
7) O envio de soldados brasileiros não foi uma imposição dos Estados Unidos, mas surgiu de uma demanda interna do próprio governo brasileiro. Apesar disso, a participação do Brasil na guerra encontrou a oposição dos Aliados, que temiam a pouca preparação dos soldados brasileiros.
Se gostar da resposta, marque como "Melhor Resposta", obrigado!