Informática, perguntado por golebole164, 9 meses atrás

Como utilizar a função =PROCV do Excel?

Soluções para a tarefa

Respondido por ylsmai
2

Resposta:

Para usarmos a função PROCV vamos começar escrevendo-a na célula G2 e verificar quais são os argumentos necessários para que essa função funcione.

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Essa função possui 4 argumentos, que são: valor procurado, matriz tabela, número do índice da coluna e o tipo de procura.

Valor_procurado – Esse argumento é o valor que será procurado na tabela, no nosso exemplo o valor que vamos procurar dentro da tabela se encontra na célula F2.

Matriz_tabela – Aqui vamos colocar toda a tabela que contém as informações que vamos procurar, neste caso nossa tabela vai da célula A1 até D18.

Núm_índice_coluna – É o número da coluna que queremos retornar o dado, ou seja, como queremos obter a informação de venda relacionada ao código procurado vamos colocar o número 4 que é exatamente a coluna que possui essa informação.

Procurar_intervalo – Faz referência ao tipo de procura que será feita, pode ser uma busca com correspondência exata (FALSO ou 0) ou pode ser com uma correspondência aproximada (VERDADEIRO ou 1). Neste caso, como estamos procurando por algo específico vamos colocar a correspondência exata.

Sabendo dessas informações teremos a seguinte função.

Fórmula completa com todos os argumentos

Fórmula completa com todos os argumentos

Como todos os argumentos preenchidos basta pressionar a tecla ENTER para obter o resultado.

Resultado final baseado no código a esquerda

Resultado final baseado no código a esquerda

Então, toda vez que o código na célula F2 for alterado a fórmula vai ser atualizada e vai pegar automaticamente o valor de venda do código em questão.

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Portanto, temos uma fórmula que se atualiza automaticamente para buscar um dado específico em uma tabela. Isso evita com que o usuário tenha que fazer uma busca manual que demanda tempo, especialmente se a tabela for muito grande. Essa é uma fórmula muito utilizada no Excel pela sua funcionalidade e é uma função intermediária do Excel.

Neste caso, é possível acrescentar as outras 3 informações utilizando a mesma função, o único argumento que seria alterado para cada uma dessas informações seria o núm_índice, que é a coluna na qual aquele dado será obtido.

Perguntas interessantes