Inglês, perguntado por gustavo5733, 10 meses atrás

como uso o verbo to do?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaghn
1

to do é um verbo que significa "fazer", não é fazer de "fabricar/produzir" algo, é fazer algum tipo de ação. "produzir" é o sentido de "to make", usa "make" nesses casos.

"to do" é um verbo irregular cujo passado é "did" (fez) e o particípio é "done" (feito).

como verbo ele é igual à maioria dos verbos e precisa de auxiliar para colocar a frase na negativa e/ou interrogativa.

o que me leva à segunda parte do "do", quando ele é usado como auxiliar.

quando a frase não tiver:

-- verbo to be

-- verbos modais (can, may, might, could, would, ought to, should, must, will, shall)

-- verbo to have em tempo perfeito (quando tem have,has OU had seguido de um verbo no particípio, caso não tenha esse outro verbo, ou ele vier no infinitivo, então não é mais tempo perfeito, "to have" é considerado verbo normal nesses casos que precisa de auxiliar)

ex: i have done this (done é particípio, então "have" é auxiliar, ele consegue colocar a frase na negativa e/ou interrogativa --- i haven't done this // have i done this?)

i have a car

i have to do this (em ambos esses casos "to have" é verbo comum, porque não vem seguido de nenhum verbo no particípio, nesse caso usa-se auxiliar para colocar a frase na negativa ou interrogativa.)

quando a frase não tem nenhum dos 3 casos de verbos auxiliares citados acima (to be, modal ou to have perfeito), você vai ter que usar auxiliar para botar a frase na negativa e/ou interrogativa.

no caso, se a frase estiver no presente usa do/does. Does é usado se o sujeito for 3ª pessoa do singular (he/she/it - ele/ela), e "do" é usado para os outros tipos de pessoas/pronomes/sujeitos. Se a frase estiver no passado você usará "did" como auxiliar.

quando você usa um auxiliar assim, o primeiro verbo da frase volta à forma original dele, ou seja, no presente e sem conjugação (conjugação de 3ª pessoa do singular).

para formar negativa é só juntar o auxiliar com "not", e para botar na interrogativa basta passar o auxiliar para antes do sujeito da frase.

i wanted this - did i want this? -  i didn't want this (nesse caso o primeiro verbo da oração, e único também, era "wanted", quando usa o auxiliar "did", ele deixa d ficar no passado, e volta a ser "want", porque o auxiliar "did" já representa o passado por ele)

she tries to help - she doesn't try to help - does she try to help? (nesse caso tem 2 verbos, mas só o primeiro é alterado, ele estava conjugado na 3ª pessoa do singular como "tries", quando coloca o "does" ele volta a ser "try" - presente, sem conjugação)

i have a car - i don't have a car - do i have a car?

mesmo quando na frase já tem o verbo "to do", você ainda adiciona outro "do" auxiliar, justamente pelo fato de que "to do" como verbo não age como auxiliar, ele necessita de outro auxiliar.

no caso:

i did this - i didn't do this - did i do this? ("did" voltou ao presente sem conjugação "do" quando colocou o auxiliar "did" na frase)

she does it a lot - she doesn't do it a lot - does she do it a lot? (nesse caso "to do" tava conjugado como "does" na 3ª pessoa do singular, quando acrescentou o auxiliar "does", ele volta a ser "do")

you like her - you don't like her - do you like her? (como não é 3ª pessoa do singular, usa "do" de auxiliar para pergunta/negação, já que é uma frase no presente, se fosse no passado usaria "did")

quando usado como auxiliar, o "to do" não é nunca traduzido.

do you want this? - você quer isso? (não se traduz o "do" como fazer, ele só tá ali pra converter a frase pra interrogação nesse caso, e indicaria qualquer conjugação do verbo ou tempo passado do verbo se fosse "does" ou "did")

Perguntas interessantes