Como usar uma bússola com uma seta feita de bolha
Soluções para a tarefa
Resposta:
Entenda o leiaute básico da bússola. Ainda que todas as bússolas sejam diferentes, elas incluem uma agulha magnetizada que se orienta para os campos magnéticos da Terra. A bússola básica apresenta os seguintes componentes com os quais você deve se familiarizar:[1]
A placa base é a base de plástico em que a bússola está inserida.
A "'seta de direção"' é uma seta na placa base e que aponta para fora.
A cápsula é o círculo de plástico transparente que abriga a agulha da bússola magnetizada.
A marcação dos graus é o disco em torno da bússola que exibe todos os 360 graus do círculo.
A agulha magnética é a agulha que roda dentro da bússola.
A seta de orientação é a seta não magnética dentro da cápsula da bússola.
As linhas de orientação são aquelas dentro da cápsula da bússola paralelas à seta de orientação.
Segure a bússola corretamente. Coloque bússola deitada sobre a palma da mão, que deve estar em frente ao peito. Esta é a postura adequada para a bússola.[2] Se você está consultando um mapa, coloque-o numa superfície plana e a bússola sobre o mapa uma leitura mais precisa.
Descubra para onde você está virado. Um rápido exercício básico de orientação é saber em que direção você está virado ou seguindo. Olhe para a agulha magnética. Ela deve balançar para um lado ou para outro, a menos que você esteja virado para o Norte.
Gire a marcação dos graus até que as linhas de orientação se alinhe à seta magnética, apontando os dois para o Norte. Em seguida, encontre a direção para que você está virado olhando para a direção da seta. Se a direção da seta estiver entre o N e o E, por exemplo, você está olhando para o Nordeste.
Descubra onde a direção da seta encontra a marcação dos graus. Para uma leitura mais precisa, olhe atentamente para os marcadores da bússola. Se eles se cruzarem no 23, você está a 23 graus a Nordeste.
Explicação:
Aprenda a corrigir a declinação. A declinação se refere ao montante pelo qual o Norte do mapa e o Norte da bússola diferem num determinado ponto, dado o campo magnético da Terra.[4] Para tornar o uso da bússola muito mais fácil, você pode corrigir a declinação tanto adicionando ou subtraindo o valor da declinação da rota em graus, dependendo se você segue um mapa ou uma bússola, e se a área onde você está te declinação para o Leste ou Oeste.
Nos EUA, a linha de zero declinação passa pelo Alabama, Illinois e Wisconsin, com uma ligeira diagonal.[5] A Leste dessa linha, a declinação orienta em direção ao Oeste. Isso significa que o Norte Magnético está vários graus a oeste da do Norte Real. A Oeste dessa linha, o oposto acontece. Descubra a declinação da área em que você vai viajar para compensar isso.[6]
Digamos que você siga sua bússola numa área com declinação a Oeste. Você deve subtrair os graus necessários para ter a direção correspondente correta no mapa. Em uma área com declinação a Leste, você deve adicionar.