Como uma unica celula da origem a um bebe com milhões de celulas?
Soluções para a tarefa
Nos organismos unicelulares, a mitose constitui um tipo de reprodução assexuada. A célula única do organismo, ao sofrer mitose, gera dois novos organismos idênticos, que crescem até atingir o tamanho da célula-mãe. Já nos organismos multicelulares, a mitose é processo pelo qual se formam todas as células do corpo do indivíduo, a partir da célula inicial o zigoto.
Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose? Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.Nos organismos unicelulares, a mitose constitui um tipo de reprodução assexuada. A célula única do organismo, ao sofrer mitose, gera dois novos organismos idênticos, que crescem até atingir o tamanho da célula-mãe. Já nos organismos multicelulares, a mitose é processo pelo qual se formam todas as células do corpo do indivíduo, a partir da célula inicial o zigoto.
A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.
Para facilitar o estudo, a mitose foi dividida em fases. Vejamos uma a uma:
O período G1 (do inglês gap, intervalo) precede a duplicação dos cromossomos. No período S (do inglês synthesis, síntese ) está ocorrendo síntese de DNA, ou seja, os cromossomos estão se duplicando. O período G2 é o intervalo entre o final da duplicação do DNA e o início da divisão celular.