Como uma onda Nada do que foi será /De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará/ A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito /Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente Viu há um segundo /Tudo muda o tempo todo/ No mundo/ Não adianta fugir /Nem mentir/ Pra si mesmo agora /Há tanta vida lá fora /Aqui dentro sempre/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar
Lulu Santos e Nelson Motta
A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento. Ele é o autor de uma frase famosa: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”. Dentre as sentenças de Heráclito citadas a seguir, a assertiva que mais se aproxima do sentido da canção de Lulu Santos é:
A) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono.
B) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
C) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
D) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
E) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.
Soluções para a tarefa
Dentre as sentenças de Heráclito citadas a seguir, a assertiva que mais se aproxima do sentido da canção de Lulu Santos é: Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras. (Alternativa C)
O que fica evidente em: "/De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará/ A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito /Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente Viu há um segundo".
O que se remete a filosofia de Heráclito, que afirmava que não se pode banhar em um rio duas vezes, visto que as águas não serão as mesmas.
Bons estudos!
A canção de Lulu Santos pode ser representada pela seguinte frase de Heráclito: "Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras" (C).
Heráclito de Éfeso é um filósofo pré-socrático que diz que tudo é movimento e devir.
Heráclito, ao contrário de Parmênides, atribui ao fogo o elemento da natureza que origina tudo. Para ele, tudo é movimento, pois nada se encontra fixo no mundo.
Segundo o pré-socrático, tanto o homem como a natureza encontram-se em constante mutação e mudança. Assim, o mesmo objeto pode se modificar em segundos.
Sua famosa frase "Não se pode pisar duas vezes em um determinado rio, porque nem o homem e nem o rio são mais os mesmos" representa que nada é imutável ou absoluto.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20558510