Como uma articulação esferóidea permite uma grande amplitude de movimentos, por que não são todas as articulações sinoviais deste tipo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As articulações são pontos de ligação naturais entre dois ou mais ossos, permitindo que o sistema esquelético funcione como um todo. Existem diferentes tipos de articulações, que permitem diferentes graus e tipos de movimentos: algumas são imóveis, como as articulações entre os diferentes ossos do crânio, ajudando a proteger o cérebro e os órgãos dos sentidos; outras possuem mobilidade limitada, como a coluna vertebral; outras são bastante móveis, como por exemplo o joelho ou o cotovelo. As articulações com maior mobilidade são revestidas por cartilagem e possuem líquido sinovial, que ajuda na sua proteção, nutrição e lubrificação.
A articulação sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular e forma um “saco fechado” denominado por cavidade sinovial. É muito vascularizada e enervada sendo responsável pela produção de líquido sinovial. Este líquido contém ácido hialurónico que lhe confere a viscosidade necessária à sua função lubrificadora.