como um vírus se reproduz
Soluções para a tarefa
Um vírus pode se reproduzir a partir de dois ciclos: o lítico ou o lisogênico.
O ciclo lítico é quando o vírus não invade a célula por inteiro, mas injeta o seu material genético dentro da hospedeira. Sozinho, o DNA multiplica-se dentro da estrutura, com a ajuda das organelas da própria célula infectada. Depois que esse processo concretiza-se, ocorre a morte celular, a qual libera os novos vírus que se formaram dentro dela. Esses, quando soltos, infectam novas células.
Já no ciclo lisogênico, o vírus invade a célula por completo e interfere no DNA original daquela estrutura, trocando-o pelo material genético viral. Desse modo, quando a célula hospedeira entrar na fase da meiose (reprodução natural de quase todo corpúsculo), irá replicar o material genético do vírus ao invés da organização natural.
Resposta:
Os vírus se reproduzem obrigatoriamente no interior de uma celular hospedeira, por conta da sua falta de material genético são parasitas intracelulares obrigatórios.
A reprodução é chamada de replicação e é separada em seis fases.
1- Absorção: o vírus se liga na membrana da célula que sera parasitada por meio dos próprios receptores da célula;
2- Penetração: O vírus começa a entrar na célula;
3- Desnudamento: No interior da célula, enzimas celulares destroem seu capsídeo (capsula que envolve o material genético viral), o material genético do vírus é liberado no citoplasma ou no núcleo celular;
4- Síntese Viral: o material genético viral atinge a atividade celular que começa a produzir proteínas necessárias para a criação de um novo vírus;
5- Montagem e Maturação: o novo vírus é formado a partir das proteínas da célula;
6- Liberação: Depois de montado e maturado, o novo vírus sai da célula para parasitar outra. Essa saida pode ser por meio do rompimento da membrana celular, ou por brotamento, onde o vírus leva parte da membrana da células parasitada.
Explicação: