Como um químico descreve a cerveja? "Um líquido amarelo, homogêneo enquanto a garrafa está fechada, e uma mistura heterogênea quando a garrafa é aberta. Constitui-se de mais de 8.000 substâncias, entre elas o dióxido de carbono, o etanol e a água. Apresenta um pH entre 4,0 e 4,5, e possui um teor de etanol em torno de 4,5 % (v/v)." Sob a perspectiva do químico, a cerveja a) apresenta uma única fase enquanto a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro do produto. b) apresenta duas fases logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ácido e contém cerca de 45 ml de álcool etílico por litro de produto. c) apresenta uma única fase logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ligeiramente ácido e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro de produto. d) apresenta duas fases quando a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém 45 ml de álcool etílico por 100 ml de produto.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a perspectiva do químico, a cerveja é como descrito em B.
Ao ser aberta a mistura da cerveja passa a ser heterogênea, ou seja, passa a ter duas fases, uma composta pelas bolhas de gás carbônico (fase gasosa) e pelos componentes na fase liquida.
Como possui um pH entre 4,0 e 4,5, o que é inferior a 7,0, pode ser classificada como ácida.
Sua concentração alcoólica é de 4,5% (v/v), ou seja, em 100 mL de solução temos 4,5 mL de álcool etílico. Assim, em 1.000 mL ou 1,0 L, temos:
4,5 mL de etanol ------ 100 mL de cerveja
x ------ 1000 mL de cerveja
x = 45 mL de etanol
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes