Como um profissional da área ambiental, é necessário que você faça um alerta na reunião. Como você faria esse alerta?
(1) Explique por que é seu dever fazê-lo, relacionando-o com a questão de responsabilidade ética que está envolvida. Em seguida, (2) explique quais são os riscos de degradação da área escolhida, (3) argumentando com um exemplo que ocorreu na mesma região nos anos 1970/1980. Por fim, (4) dê uma possível saída para evitar o problema.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O alerta que eu faria era que as pessoas tivesse a consciência do que estão fazendo com a natureza,os animais e coleta.
Explicação:
Muitas pessoas estão jogando os lixos no chão como se fosse normal, maltratam os animais da natureza sem que eles não fizeram nada para elas e etc...E mostrar que as pessoas podem mudar do descarte coletivo, fazer a coleta é uma porcentagem muito pequena equivalente a mais ou menos 29,4%, e precisa-se de mais pessoas que percebam o que estão fazendo.
Espero ter ajudado
Resposta: exemplo
Explicação:
Padrão de resposta esperado
(1) Um gestor ambiental, nesse caso explicitado, tem obrigação ética de alertar o Município para a questão dos riscos ambientais, pois a intenção do plano vai submeter uma grande área a processos contínuos de poluição e degradação.
Prezados senhores:
Após a apresentação do plano diretor de nosso Município, e como profissional da área ambiental, sinto-me no dever de alertá-los quanto a uma questão importante. (2) O planejamento da área industrial, focada apenas em uma determinada região, certamente terá efeitos negativos para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas que trabalham ou residem nesses locais ou nos arredores.
Posso citar distintos exemplos reais desse impacto de grande relevância, mas considerem como (3) exemplo o ocorrido durante as décadas de 1970 e 1980 no polo industrial de Cubatão, em São Paulo, que lançava cerca de mil toneladas de poluentes atmosféricos.
Vários foram os efeitos de degradação ambiental: morte de ecossistemas, diminuição da qualidade de vida por conta do aparecimento de inúmeras doenças, como anomalias congênitas, perdas gestatórias e problemas pulmonares graves em crianças e idosos, comprovadamente gerados pela poluição atmosférica desse Município.
Por fim, solicito que essa decisão de desenvolvimento para o nosso Município seja revisada. (4) Acredito que a melhor solução é definir distintas áreas menores no Município para o desenvolvimento industrial, favorecendo assim o processo de resiliência, ou seja, que o meio ambiente tenha condições de se recuperar naturalmente.