Como um mesmo Gene em seres eucariontes é capaz de codificar diversas proteínas que apresentam suas estruturas primárias diferenciadas??
Soluções para a tarefa
Pelo fato de que o código genético é degenerado, ou seja, um mesmo código é capaz de gerar diferentes aminoácidos com diferentes sequências primárias, as quais determinam o tipo de proteína que será formado.
Por conta disso, um mesmo gene é capaz de gerar diferentes proteínas, por conta da diversidade dos códóns existentes nos RNA ribossomais, durante o desenvolvimento do processo de tradução, ou síntese de proteínas.
Os seres eucariontes apresentam em seus genes porções codificantes que são denominadas de exons e porções não codificantes denominadas de introns. Durante a formação do R N A mensageiro , em um processo denominado splicing padrão, apenas os exons serão utilizados na composição dessa molécula , o que determina em um único tipo de proteína a ser produzida. No splicing alternativo é possível que certos exons possam ser inseridos ou excluídos do RNAm transcrito, ou seja, porções que se comportavam como introns passam a ser mantidas ou porções exons passam a ser retiradas resultando em padrões diferenciados de RNAm na codificação de múltiplas proteínas.