Como todas as células do corpo necessitam de energia, não surpreende que as células sejam dotadas de vias bioquímicas capazes de converter os alimentos ingeridos sobre a forma de gorduras, proteínas e carboidratos em energia biologicamente utilizável, conhecida como adenosina trifosfato (atp). No entanto, as células musculares armazenam quantidades limitadas de atp, e como o exercício muscular requer um suprimento constante de atp para o fornecimento da energia necessária à contração (para que esta atividade não seja interrompida por falta de atp), a célula deve ter vias metabólicas capazes de produzir rapidamente atp. Assim, dependendo da duração e da intensidade do exercício físico, existem três vias metabólicas distintas pela qual podemos providenciar a energia que o músculo necessita para a realização do movimento
Soluções para a tarefa
Com base no conhecimento adquirido na área de fisiologia geral e do exercício, podemos dizer que as vias energéticas utilizadas para gerar ATP nas modalidades mencionadas na pergunta são:
100m atletismo: Sistema ATP-CP; 100m na natação: Sistema Anaeróbio lático; Prova de maratona: Sistema Aeróbio.
Ressintese do ATP
Quando somos expostos a exercícios extenuantes sem a possibilidade de troca de energia, o organismo encontra uma maneira de criar um suprimento adequado dele.
Quanto mais curto o exercício, mais intenso ele precisa ser, então a força explosiva requer muita energia muscular. Como os músculos têm estoques limitados de ATP, existem rotas alternativas.
- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Gerar energia a partir de fosfato de creatina ou estoques de CP principalmente para suportar atividades de alta intensidade e curta duração.
- Sistema anaeróbico lático: Mecanismo de glicogenólise em que parte da glicose é quebrada em ATP e duas moléculas de lactato são produzidas sem consumir oxigênio.
- Sistema aeróbico: O consumo de oxigênio é a principal fonte de energia na queima de carboidratos e gorduras a longo prazo, também conhecido como sistema oxidativo.
Complemento do enunciado:
Analisando as informações apresentadas acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Geral e do Movimento, explique, de modo geral, como ocorre a transferência de energia para o músculo esquelético (ressíntese de ATP) de forma PREDOMINANTE durante as provas de 100 metros no atletismo (duração: ≈ 10 segundos), 100 metros na natação (duração: ≈ 47 segundos) e na prova de maratona (duração: ≈ 2 horas e 18 minutos).
Leia mais sobre metabolismo em: brainly.com.br/tarefa/54011212
#SPJ4
Resposta:
Os 100m do atletismo com (duração de 10 segundos) utiliza o Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP, que fornece energia a partir de creatina de fosfato ou fosfocreatina, para a contração muscular no inicio de exercício de alta intensidade e curta duração (inferiores a 30 segundos).
Os 100m na natação com (duração de 47 segundos) utiliza o Sistema Anaeróbio lático, onde o mecanismo de glicogenólise em que parte da glicose é quebrada em ATP e duas moléculas de lactato são produzidas sem consumir oxigênio.
A prova de maratona com (duração de 2 horas e 10 minutos) utiliza o Sistema Aeróbio, onde o consumo de oxigênio é a principal fonte de energia na queima de carboidratos e gorduras a longo prazo, também conhecido como sistema oxidativo.
Explicação: de acordo com o livro - FISIOLOGIA GERAL
E DO MOVIMENTO.