Como todas as células do corpo necessitam de energia, não surpreende que as células sejam dotadas de vias bioquímicas capazes de converter os alimentos ingeridos sobre a forma de gorduras, proteínas e carboidratos em energia biologicamente utilizável, conhecida como adenosina trifosfato (ATP). No entanto, as células musculares armazenam quantidades limitadas de ATP, e como o exercício muscular requer um suprimento constante de ATP para o fornecimento da energia necessária à contração (para que esta atividade não seja interrompida por falta de ATP), a célula deve ter vias metabólicas capazes de produzir rapidamente ATP. Assim, dependendo da duração e da intensidade do exercício físico, existem três vias metabólicas distintas pela qual podemos providenciar a energia que o músculo necessita para a realização do movimento.
ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
Analisando as informações apresentadas acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Geral e do Movimento, explique, de modo geral, como ocorre a transferência de energia para o músculo esquelético (ressíntese de ATP) de forma PREDOMINANTE durante as provas de 100 metros no atletismo (duração: ≈ 10 segundos), 100 metros na natação (duração: ≈ 47 segundos) e na prova de maratona (duração: ≈ 2 horas e 18 minutos).
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
De acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Geral e do Movimento, é possível determinar que as vias energéticas usadas para a produção de ATP nas modalidades citadas na questão são:
- 100 metros no atletismo: Sistema ATP-CP;
- 100 metros na natação: Sistema Anaeróbio lático;
- Prova de maratona: Sistema Aeróbio.
Ressintese do ATP
Quando somos submetidos a exercícios extenuantes sem possibilidade de reposição energética, o organismo encontra vias de estabelecer seu suprimento adequado.
Quanto mais curtos os exercícios, mais intenso devem ser, por isso a força de explosão exige altos gastos energéticos muscular. Como os músculo tem reservas limitadas de ATP, as vias alternativas se fazem presente:
- Sistema Anaeróbico Aláctico ou ATP-CP: Produção de energia a partir dos estoques de creatina-fosfato ou CP, sustentando principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.
- Sistema anaeróbico lático: mecanismo de Glicogenólise, onde a quebra de parte da glicose para obtenção de ATP, dando origem a duas moléculas de lactato, sem consumo de oxigênio.
- Sistema aeróbico: o consumo de oxigênio é principal fonte de energia na queima de carboidratos e gorduras de longa duração, processo também chamado de sistema oxidativo.
Aprenda mais sobre metabolismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/54011212
#SPJ1
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Ed. Técnica,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás