História, perguntado por joicesimoes61, 1 ano atrás

Como terminou revolta de carrancas?
Hep, é para hojel!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por matheussilva123456
6

 Os grandes proprietário de terras temiam uma onda de revoltas de escravos, como havia ocorrido no Haiti. No Brasil, houve episódios em que a violência, inerente às relações entre senhores e cativos, irrompeu de maneira quase incontrolável – a Revolta das Carrancas é um exemplo deste tipo de acontecimento trágico. O texto a seguir é extraído (com adaptações) do trabalho do historiador Marcos Ferreira de Andrade, e o link do artigo original está no final do post.

“Em 1833, ocorreu a maior rebelião escrava das Minas Gerais, nas fazendas da família Junqueira, localizadas no curato de São Tomé das Letras, freguesia de Carrancas e comarca do Rio das Mortes. O processo-crime foi instaurado a partir da denúncia de Gabriel Francisco Junqueira, futuro barão de Alfenas, em virtude das mortes de seus familiares. As fazendas Campo Alegre e Bela Cruz faziam parte de uma grande extensão de terra concedida pela Coroa a João Francisco, português de São Simão da Junqueira. Na terceira década do século XIX, as propriedades de seus filhos estavam entre as melhores da região, com grande número de cabeças de gado, cavalos e porcos, além de um plantel de escravos que superava a média da região.

Respondido por MelanyCarleto
2

 Revolta de Carrancas ou Levante de Bella Cruz[1] foi uma rebelião escrava iniciada em 13 de maio de 1833, no curato de São Tomé das Letras, na freguesia de Carrancas, termo da Vila de São João del-Rei, comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais.[2]

Esta rebelião figura entre as maiores rebeliões escravas que ocorreu nas fazendas Campo Alegre e Bela Cruz. Estas fazendas faziam parte de uma grande extensão de terra concedida pela Coroa a João Francisco, português de São Simão da Junqueira. Este chegou na comarca do Rio das Mortes por volta de 1753 e deixou numerosa descendência. Na quarta década do século XIX, as propriedades de seus descendentes davam importância sócio-econômica da família, se refletindo no campo da política, pois um de seus membros, Gabriel Francisco Junqueira, tornou-se deputado geral da província de Minas, por várias legislaturas seguidas ao longo da década de 1840.

O processo-crime relativo a esta rebelião foi instaurado a partir da denúncia de Gabriel Francisco Junqueira, que se tornou posteriormente Barão de Alfenas, em virtude das mortes de seus familiares, executadas pelos escravos.

Perguntas interessantes