Como terminou as crises do petróleo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crise do petróleo aconteceu em quatro choques, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa.
- Primeiro choque
Em 1956 depois que o presidente do Egito na época Gamal Nasser nacionalizou o Canal de Suez (Crise de Suez) até então propriedade de uma empresa Anglo-Francesa.
- Segundo choque
Aconteceu em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentando o preço do petróleo em mais de 400%
- Terceiro choque
Ocorreu em 1979 durante a crise política no Irã e a consequente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, fazendo com que os preços aumentassem.
- Quarto choque
Foi a Guerra do Golfo em 1991, depois que o Iraque governado por Saddam Hussein ter invadido o país vizinho Kuwait, um dos maiores produtores de petróleo do mundo
Resposta:
A crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa.
O motivo da guerra foi o desejo das nações capitalistas controlarem um ponto estratégico no Mar Vermelho, que permite ligar Europa à Ásia sem precisar contornar a África. O Canal de Suez foi construído entre 1859 e 1869 e caracterizou-se por ser o mais longo do mundo.
A crise do petróleo de 1973 se deve a principalmente dois fatores: um de âmbito econômico e principalmente no âmbito político.
Os fatores econômicos decorrem de que os países produtores ao perceberem da importância e a dependência da economia mundial ao Petróleo, resolveram se unir, criando a OPEP.
Sendo que passaram a negociar os preços e as condições que lhes eram mais favoráveis com a petrolíferas.
Decorrente da ação militar realizada em feriado religioso judaico, a Guerra do Yom Kippur resultou no boicote da venda do petróleo e no início de uma crise no capitalismo.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO 'V'
PUDER ME MARCAR COMO MELHOR AGRADEÇO 'V'
BONS ESTUDOS E BOM DIA 'V'