História, perguntado por nanda0000, 1 ano atrás

como terminou as conjurações mineiras e baianas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Yumizinha
12
De maneira bem grossa, alguém de dentro os traiu e os líderes e seguidores foram mortos por traição e seus corpos foram expostos em algum lugar público. Mas, de novo, é um jeito bem resumido de explicar.

nanda0000: isso eh para as duas ou para a mineira ou baiana?
Yumizinha: Os dois foram bem parecidos. A Conjuracao Mineira foi a de Tiradentes. Todos lutavam por conta dos abusos do governo em relacao ao ouro, abundante na regiao. Acabou quando Joaquim Silvério dos Reis denunciou o movimento e quem estava nele para as autoridades. Alguns foram presos, outros exilados. Tiradentes foi o único a ser morto e seu corpo foi exposto em partes de algumas estradas de Minas Gerais.
nanda0000: essa eh a mineira neh?
Yumizinha: A Baiana, tambem chamada de Revolta dos Alfaiates, foi uma rebeliao em prol da emancipacao brasileira em relação a Portugal. Alimentos e outros produtos essenciais estavam com alto preço. Eles defendiam a implantacao da República. O movimento estava marcado para acontecer, mas José da Veiga denunciou a revolta ao governador, que teve tempo de reprimir de forma violenta os protestos, que acabaram na morte de quatro pessoas por traicao e várias prisoes.
Yumizinha: É importante ressaltar que os dois movimentos queriam a separacao do Brasil e de Portugal e a implantação da Republica.
Yumizinha: É importante ressaltar que os dois movimentos queriam a separacao do Brasil e de Portugal e a implantação da Republica.
Yumizinha: Sim, era
gabrielqueirozsilva: Em março de 1789, o governador convocou vários devedores para quitar suas dividas com o reino. Alguns deles eram inconfidentes e revelaram a conspiração ao governador em troca de perdão de suas dívida. O mais conhecido entre esses delatores chamava-se Joaquim Silvério dos Reis.Esse foi o fim da Inconfidencia Mineira. Espero ter ajudado!
nanda0000: okay, mt obg
Perguntas interessantes