Geografia, perguntado por Souza91037w9, 10 meses atrás

COMO TEM SE DADO A RELAÇÃO ENTRE BRASIL E ARGENTINA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaEscola157
6

Resposta:

Após conseguirem a independência do Império Espanhol e do Império Português no início do século XIX, respectivamente, a Argentina e o Brasil herdaram uma série de disputas territoriais não resolvidas de suas potências coloniais.  

Na década de 1970, a rivalidade Brasil-Argentina esteve relacionada aos projetos hidrelétricos da bacia do Paraná, com alegações sobre a suposta incompatibilidade dos projetos de Itaipu e Corpus, bem como à competição dos projetos nucleares nacionais dos dois países.  

Em 1976, com o golpe militar na Argentina, houve certa aproximação como governo Geisel.[4] Firmado em 19 de outubro de 1979, o Acordo Tripartite Brasil-Argentina-Paraguai - Acordo de Aproveitamento Hidrelétrico de Itaipu e Corpus, que trata do aproveitamento dos recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde o município de Sete Quedas (MS) até a foz do Rio da Prata - pôs fim à crise Itaipu-Corpus.  

Brasil apoiou a reivindicação argentina sobre as Ilhas Malvinas: Depois de analisar a questão sobre as Ilhas Malvinas, Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil expressou o apoio de seu governo à República Argentina, reafirmando sua crença de que as negociações em curso trará resultados satisfatórios dentro de um breve período de tempo.  

Quando o governo imperial brasileiro foi informado pela Argentina da ocupação das ilhas pelo governo britânico pelo uso da força, o Brasil instruiu seu ministro plenipotenciário em Londres a apoiar um protesto junto à corte de Saint James.  

Moniz Bandeira, entretanto, argumenta que o Brasil adotou, na prática, posicionamento favorável à Argentina, ao ceder, sob a forma de leasing, dois aviões de patrulha EMB-111 da Embraer, estacionados na base aérea de Santa Catarina, ao governo argentino.  

governo do presidente Néstor Kirchner colocou o Brasil como uma prioridade da política externa e as relações com os brasileiros eram consideradas estratégicas, o que foi recebido com reciprocidade no Brasil, quando Lula da Silva colocou a Argentina como a principal prioridade de sua política externa.  

Desde 2003, Argentina e Brasil têm coordenado suas posições nos fóruns multilaterais, como pode ser visto pela sua participação conjunta nas negociações agrícolas na reunião da OMC em Cancún, México, a sua posição conjunta no que diz respeito à criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e sua articulação no G20 pela reforma do sistema financeiro internacional.  

No encontro realizado em 4 de dezembro de 2015, 6 dias antes da posse presidencial, Macri e Dilma discutiram sobre relações bilaterais do Mercosul, e a situação política no Brasil, além da crise na Venezuela.  

Em um comunicado conjunto emitido por Brasil e Argentina em 3 de agosto de 2010, "o Presidente da República Federativa do Brasil reitera o apoio de seu país aos legítimos direitos da Argentina na disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes".  

Uma resolução aprovada na 4ª Cúpula da Unasul proíbe navios britânicos a operarem com a "bandeira ilegal das Malvinas (Falkland Islands)" ao atracar em portos da América do Sul, o governo do Brasil negou acesso ao navio britânico HMS Clyde ao Rio de Janeiro em 11 de janeiro de 2011.

Espero ter ajudado❤❤❤❤❤

Perguntas interessantes