Geografia, perguntado por Nayara23899, 1 ano atrás

COMO SURGIU OS LENÇOIS MARANHENSES ?


ME AJUDEM POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por MiihFurlaneto
0

É preciso um alinhamento preciso de vento, sedimentos, temperatura e pluviosidade para que exista uma paisagem como Lençóis Maranhenses. Para nossa sorte, isso se deu no Brasil.

Em entrevista ao Vix, o professor Paulo César Giannini, do Instituto de Geociências da USP, apresentou a conclusão dos estudos do departamento de Geociências da USP quanto à formação geológica dos Lençóis.

São quatro principais elementos que determinaram a composição da região:

Sentido do depósito de sedimentos

Existe uma espécie de rio submerso no oceano. A corrente desse rio leva as ondas que banham a costa da região Nordeste do Brasil de leste para oeste.

Consequentemente, as ondas transportam sedimentos da costa do mar (como, por exemplo, uma quantidade gigante de areia) no sentido leste-oeste.

Areia vai, areia fica

Parte da areia fica retida em praias ao longo da costa, onde alimenta campos de dunas menores (no Ceará e no Piauí, por exemplo). A maior parte desse sedimento segue até ser barrada na baía de São José, no Maranhão. Esse tanto de areia se acumula em terra firme, ficando livre para ser movida pelo vento.

Influência da maré

A quantidade de areia disponível ao vento é proporcional à amplitude das marés. Ou seja, quanto mais baixa a maré, mais areia livre na superfície. A maré cresce em amplitude mais ao oeste do que ao leste da costa nordestina. Isso favorece a maior concentração de areia disponível ao vento perto dos Lençóis.

Composição da areia

O tipo de sedimento dos Lençóis Maranhenses é de areias eólicas formadas predominantemente por quartzo, mais de 95%, com proporção muito baixa de grãos carbonáticos – resíduos de organismos como moluscos, corais e algas. Esse tipo de areia baseada em quartzo dificilmente se enrijece, permitindo portanto ao vento mover sua posição sobre o solo continental.

Perguntas interessantes