como surgiu o proalcool?
Soluções para a tarefa
O Proálcool (Programa Nacional do Álcool) foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto nº 76.596 e idealizado pelo físico José Walter Bautista Vidal e pelo engenheiro Urbano Ernesto Stumpf. O objetivo era reduzir a dependência externa de derivados do petróleo e estimular a produção nacional em larga escala de álcool.
Surgimento do Proálcool
O programa, que existe até hoje, resultou de alternativa à Crise do Petróleo, no início da década de 1970, quando Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait começam a regular as exportações. Houve, assim, o “Choque do Petróleo”, em 1973, ano em que os Estados Unidos, Holanda e Dinamarca declararam apoio a Israel contra o Egito e Síria na chamada Guerra do Yom Kippur.
Como resposta, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) embargou as vendas para os norte-americanos e europeus, situação que inflacionou o mercado de óleo. Estimativa do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) aponta inflação de 400% no preço do barril, que passou de US$ 2,90, em outubro de 1973, para US$ 11,65, em janeiro de 1974.
Diante dos altos preços do petróleo em todo o mundo, o governo brasileiro passou a investir em projetos para estimular a produção de álcool como alternativa à gasolina. Dessa maneira, o Proálcool foi desenvolvido em cinco fases. A fase inicial durou de 1975 a 1979 e o governo está, hoje, na quinta fase, iniciada em 2003
Resposta:
Para enfrentar as crises do petróleo havia a necessidade de reduzir seu uso na matriz energética brasileira por meio do incentivo na produção de outras fontes, além de aumentar sua produção interna para reduzir os níveis de importação. Nesse sentido, foi criado o Proálcool: assinado o acordo nuclear com a Alemanha, construídas grandes usinas hidrelétricas (Itaipu, Tucuruí, Sobradinho etc.); e realizados grandes investimentos em prospecção de petróleo, resultando em grande aumento da produção graças à descoberta de petróleo na bacia de Campos.