como surgiu o clero regular
Soluções para a tarefa
Resposta:
....
Explicação:
A idéia de igreja como instituição não foi algo que surgiu repentinamente, porém foi o resultado de uma evolução gradativa. Quando a nova religião começou (o cristianismo), os cristãos reuniam-se em suas próprias casas, faziam suas refeições juntos e também compartilhavam entre si as histórias e testemunhos sobre a missão de JESUS.
Porém, ao chegar ao terceiro século, conquanto já desvinculado do contexto judaico, o cristianismo confrontou-se com situações inusitadas e ao mesmo tempo complexas. Já que a igreja vinha aumentando sua influência e consequentemente crescendo em número de seguidores, era preciso reafirmar sua expansão organizando-se.
Podemos então dizer que tanto as instituições eclesiásticas quanto as posições relacionadas à doutrina foram se desenvolvendo simultaneamente. Enquanto a fundamentação de autoridade residia na origem do apóstolo; e a eleição de um apóstolo era prerrogativa única do ESPÍRITO SANTO, que não apenas escolhia como também qualificava, capacitava e enviava o apóstolo escolhido.
De acordo com a história e os próprios registros encontrados nas páginas do Livro Sagrado (Bíblia), as primeiras autoridades existentes na Igreja foram os doze apóstolos, a quem o próprio JESUS escolhera após passar toda uma noite em oração à DEUS.
Já naquela época, contudo, para tratar de questões locais (já que o trabalho dos apóstolos era de âmbito regional e, portanto, extra local) eram escolhidos homens para exercer a liderança dos cristãos. Esses homens eram eleitos pela própria comunidade. Tais líderes eram denominados presbíteros, anciãos e bispos. Eram responsáveis pela pregação e ensino da Palavra. Enquanto que os “diáconos” eram responsáveis por questões de ordem prática – como a distribuição de alimentos entre os necessitados, por exemplo.
Pouco a pouco esses ministérios foram tornando-se oficiais e institucionais, dando origem ao clero. Foi quando instituiu-se o sistema hierarquizado do cristianismo como é visto hoje na igreja católica romana.