Como surgiu a credibilidade na ciência?
Soluções para a tarefa
Conforme o iluminismo avançava na sociedade européia podia-se sentir com mais clareza as conseqüências das grandes transformações impulsionadas pela dupla revolução. Se por um lado antigos monstros como a monarquia, o feudalismo haviam caído, novos monstros estavam surgindo entre eles a industrialização, o crescimento generalizado das cidades, violência e desemprego. A sociedade estava uma bagunça, afundada no caos. Nesse cenário um tanto quanto catastrófico a ciência vem assumindo grande destaque
Conforme passam os anos a ciência consegue dar conta de resolver uma série de questões ligadas ao mundo natural, entre elas podemos destacar a cura de alguma doenças, o tratamento de água e esgoto, além disso, ganha destaque A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico. Com a aplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.
Diante desses acontecimentos a ciência passa a adquirir à credibilidade explicativa que antes era atribuída apenas a religião. Além disso, a própria religião passa a ser objeto de estudo da ciência, filósofos como Feuerbach argumentam que foi o próprio home quem inventou deus, enquanto Friedrich Wilhelm Nietzsche chega a anunciar a morte de deus na modernidade.