História, perguntado por taynararihana2p8f7sb, 10 meses atrás

como surgiram as  civilizações egípcia e mesopotâmicas e as principais características políticas, econômicas e sociais delas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por dudapradoguerci
4

Resposta:

Civilização Egípcia

Localizada no nordeste do continente africano e orbitando as margens do rio Nilo, a civilização egípcia começou a ser estruturada por volta de 10000 a.C. com a organização de grupos familiares de agricultores que se associavam, realizando inúmeros trabalhos necessários à atividade produtiva.

Com o tempo, estruturas de poder foram melhor aparelhadas, houve o estabelecimento de hierarquias e uma codificação, a princípio oral, das regras e das funções de cada integrante da comunidade humana ali formada. Tais núcleos de civilização deram origem aos nomos que dividiam o espaço agricultável daquela área localizada no meio do deserto.

Civilização mesopotâmica:

As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar “crescente fértil”, isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio Nilo no Egito.

A região da Mesopotâmia é esquematicamente dividida em Alta Mesopotâmia (uma parte montanhosa e não muito fértil) e Baixa Mesopotâmia (região do centro e do sul do vale que fica entre os rios Tigre e Eufrates). As primeiras formas de organização humana nessa região datam de cerca de 7000 a.C. e ocorriam no padrão de aldeias sedentárias. Só por volta de 4.000 anos depois que apareceram os primeiros centros urbanos complexos.

Desculpe a demora, é muita história!

Mas espero ter ajudado ;-;

Perguntas interessantes