Física, perguntado por BruceD, 1 ano atrás

Como surgem as cargas elétricas nas nuvens ?

Soluções para a tarefa

Respondido por PdrPaes
65
Boa tarde. As cargas elétricas nas nuvens são concentradas por meio do atrito entre a nuvem e seus componentes e a atmosfera. Como as nuvens estão carregadas negativamente e a superfície do solo está carregada positivamente, ocorre uma diferença de potencial elétrico, isto é, uma voltagem entre os dois. Essa voltagem, nesse caso, será muito grande, e produzirá um campo elétrico de valor superior ao da rigidez dielétrica do ar (a rigidez dielétrica é o valor máximo de campo elétrico que um isolante pode suportar sem se tornar condutor). Então, o ar se tornará condutor de corrente elétrica, e conduzirá as cargas negativas até as regiões que possuem maior acúmulo de cargas positivas. Essa descarga de cargas negativas no sentido nuvem-solo é chamada descarga-piloto, que é de pouca intensidade e pouca luminosidade. Essa descarga piloto, quando se encontra a cerca de 100m do solo, ioniza o ar, o que faz com que surja uma descarga de retorno, no sentido solo-nuvem. Essa descarga de retorno tem grande intensidade e grande luminosidade. O raio, então, tem duas partes, uma na direção nuvem-solo e outra na direção solo-nuvem. Pode acontecer também (mais raramente) de a nuvem adquirir carga positiva após o atrito com o ar, e acontecerão as mesmas coisas no sentido oposto (a descarga piloto será do solo em direção à nuvem e a descarga de retorno, da nuvem em direção ao solo). Tentei deixar o mais claro possível. Se tiver alguma dúvida, comente. Se te ajudei, agradeça!
Respondido por ideiasmart
3

O raio é uma descarga elétrica causada por desequilíbrios entre nuvens de tempestade e o solo ou dentro das próprias nuvens. A maioria dos raios ocorre dentro das nuvens.

"Raio de folha" descreve um raio distante que ilumina toda uma base de nuvens.

Durante uma tempestade, a colisão de partículas de chuva, gelo ou neve dentro das nuvens de tempestade aumenta o desequilíbrio entre as nuvens de tempestade e o solo e, frequentemente, carrega negativamente os alcances mais baixos das nuvens de tempestade.

Objetos no solo, como torres, árvores e a própria Terra, tornam-se carregados positivamente - criando um desequilíbrio que a natureza procura remediar, passando a corrente entre as duas cargas.

Os raios são extremamente quentes - um flash pode aquecer o ar ao redor dele a temperaturas cinco vezes mais quentes que a superfície do sol.

Esse calor faz com que o ar ao redor se expanda e vibre rapidamente, o que cria o trovão que ouvimos pouco tempo depois de ver um relâmpago.

Aprenda  mais sobre relâmpago  aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20803571

Anexos:
Perguntas interessantes