como socrates se opunha aos sofistas em relaçao ao conhecimento da verdade? voce concorda so Sócrates, com os sufistas ou discorda de ambos? Justifique
Soluções para a tarefa
Mesmo tendo
sido incluído muitas vezes entre os sofistas, Sócrates recusava tal
classificação, e opunha-se a eles de forma crítica. Sócrates foi contemporâneo
dos sofistas e seu mais enérgico adversário que eles tiveram. Seu método de
ensino e sua doutrina são o oposto da doutrina e do método dos sofistas. As divergências
principais são as seguintes:
Os sofistas buscam o sucesso e ensinam como consegui-lo. Sócrates busca só a
verdade e incita seus discípulos a descobri-la. Segundo os sofistas, para se
ter sucesso é necessário fazer carreira. Segundo Sócrates, para se chegar à
verdade, é necessário desapegar-se das riquezas, das honras, dos prazeres,
reentrar no próprio espírito, analisar sinceramente a própria alma, conhecer a
si mesmo, reconhecer a própria ignorância. Os sofistas se gabam de saberem tudo
e de ensinaram a todos. Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre
dos outros. Ele não é mestre, mas obstetra (manieta); não ensina a verdade, mas
ajuda seus discípulos a descobri-la neles mesmos. Não leciona aos discípulos,
mas conversa, discute, guia-os em suas discussões, orienta-os para a descoberta
da verdade. Segundo os sofistas, aprender é coisa facílima. Afirmam por isso
que por um preço módico podem garantir aos discípulos o conhecimento da
retórica e da arte de governar. Segundo Sócrates, aprender não é coisa fácil.
Muitos diálogos terminam sem conclusão, sem uma definição da verdade, da
bondade, da beleza, da justiça etc., sem um desenvolvimento completo do tema
proposto. Para Sócrates, é somente lenta e progressivamente que se chega ao
conhecimento da verdade, esclarecendo as próprias ideias e definindo as coisas
sempre com mais precisão. Para os sofistas, o valor de qualquer conhecimento e
de qualquer e de qualquer lei moral é relativo (contrário do universal, geral),
subjetivo (opinião do sujeito; contrário de objetivo). Para Sócrates, existem
conhecimentos e leis morais de valor absoluto, objetivo e, portanto, universal.