Filosofia, perguntado por teluiraalmeida, 1 ano atrás

Como Sócrates se opunha aos sofistas em relação ao conhecimento da verdade? Você concorda com Sócrates, com os sofistas ou descorda de ambos? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
516
Sócrates dizia que o sofistas não eram filósofos, pois não tinham amor a sabedoria e nem respeito pela verdade, eles apenas defendiam qualquer ideia que fosse vantajosa. Os sofistas corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam eles acreditarem que a mentira e o erro valiam tanto quanto a verdade. 

Concordo com Sócrates, pois é preciso se conhecer e não tentar persuadir alguém com um a mentira, tentando o convencer até o fim. Você não precisaria persuadir alguém se a verdade que você obtivesse através do dialogo estivesse presente em toda a situação.
Respondido por EduardoPLopes
50

Sócrates se opunha aos sofistas por defender que existia uma Verdade e que ela poderia ser conhecida, assim como "divulgada", e por meio desta Verdade se fundaria uma sociedade mais justa, enquanto que os sofistas defendiam que a Verdade, se existisse, jamais seria conhecível, e se fosse conhecível jamais poderia ser expressa.

Embora na Grécia Antiga os sofistas fossem muito mais "populares" que os filósofos, podemos dizer que, hoje, a posição dos filósofos - como Sócrates - foi muito mais influente que a dos sofistas, e podemos argumentar que o modo como Sócrates pensava era, inclusive, mais produtivo.

Enquanto os sofistas se limitavam a acreditar apenas no poder da persuasão, sem se importar com a veracidade daquilo que diziam, os filósofos fundaram as bases para a compreensão do mundo natural, a base das ciências, da filosofia política e dos estudos sobre a ética e sobre as artes, sendo uma posição muito mais razoável, ao menos em termos práticos, que a dos sofistas.

Mais sobre os sofistas em:

https://brainly.com.br/tarefa/3979092

Anexos:
Perguntas interessantes