Como Sócrates define a Democracia?
Soluções para a tarefa
Sócrates pensou: quem seria o melhor para conduzir o barco: um estudado especialista em náutica ou um corsário qualquer conhecido e admirado pela tribulação?
Enquanto os diversos cidadãos tiverem como parâmetro a eleição de um homem qualquer que lhes é caro, antes de considerar a necessidade de dar poder àquele que o melhor usaria, a democracia seria falha (ou seja, o navio mal conduzida).
Ou seja, em sua visão, o sistema político colegiado não deveria permitir que qualquer um votasse e que ficasse nisso, mas teria que ser diretamente acompanhado por um sistema de educação que elucidasse o campo filosófico da política e da ética e ensinasse a prática do voto.
Isso porque sua proposta não cria uma classe interna aos cidadãos que poderia ser elegível em detrimento do resto, mas defende que o direito ao voto deveria ser uma aptidão cuja conquista viria apenas com o estudo.
Para Platão, a teoria socrática da inaptidão do colegiado foi posta a prova no julgamento de Sócrates pelo corrompimento dos jovens atenienses (afinal, ele era um questionador).
Diante de 500 atenienses, Sócrates foi considerado culpado (por uma curta margem na votação) e condenado à morte por cicuta.