Geografia, perguntado por biancasandra167, 10 meses atrás

como seria a cidade de diamantina (arraial do tijuco) há cerca de duzentos anos? Me ajudem por favor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por leitzkemichele14
3

Resposta:

A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. A ocupação portuguesa do território se deu com Jerônimo Gouvêa, que, seguindo o curso do Rio Jequitinhonha, encontrou, nas confluências do Rio Piruruca e Rio Grande, uma grande quantidade de ouro.

Por volta de 1722, começou o surgimento do povoado, sempre seguindo as margens dos rios que eram garimpados. A partir de 1730, ainda com uma população flutuante, o Arraial do Tejuco foi se adensando. Por meio da expansão de pequenos arraiais ao longo dos cursos d’água em direção ao núcleo administrativo do Tejuco, foi se formando o conjunto urbano de Diamantina, tendo como primeiras vias a Rua do Burgalhau, a Rua Espírito Santo e o Beco das Beatas.

Em 1938, o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e, no final da década de 90, veio o reconhecimento mundial: Diamantina recebe da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Atualmente, Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade.

Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado.

Respondido por nanithammyfriends
0

Resposta:

Olha é um pouco extenso, mas vai estar explicando tudo o que quer saber.

Explicação:

Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Foi esse o local onde, há quase 200 anos, se deu a notícia da descoberta do diamante, pedra rara e preciosa, até então só encontrada nas Índias.

Pouco tempo depois, a região diamantífera de Minas Gerais notabilizava-se por possuir a maior lavra de diamantes do mundo ocidental, condição que preservou durante todo o século XVIII e parte do XIX.

A riqueza ali gerada sustentou um dinamismo econômico que durou mais tempo que o ciclo do ouro, despertou a cobiça de aventureiros de toda parte e sustentou uma elite requintada para os padrões da época.

A memória dessa época, cristalizada nos atributos naturais e arquitetônicos da cidade, foi transmitida pelos testemunhos históricos e relatos orais de seus habitantes e pode ser acessada em um click. No site ... é possível visitar com os alunos o Museu do Diamante, na cidade mineira, com o auxílio de textos explicativos e um guia de voz que direciona o visitante durante toda a navegação. Uma experiência essencial para conhecermos a cultura e a mentalidade da época...

Tem mais informações sobre a história de DIAMANTINA NO SITE CARTA CAPITAL - DIAMANTINA O TESOURO DE MINAS GERAIS:

NÃO PUDE COLOCAR O TEXTO COMPLETO POIS NÃO CABE, ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes