como sei se estou ingerindo líquidos em quantidades adequadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções.A quantidade varia de pessoa pra pessoa.
Alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:
Nível de atividade física: quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.
Clima: Quem mora em cidades quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. No verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.
Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.
Peso: Quanto maior o peso, maior a necessidade de água.
Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que já são ricas em água.
Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.
Consumo de álcool: procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque, já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.
Outro ponto a observar é a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.
Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água a mais para se hidratar.
E se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, sódio no organismo.