Como se sabe, o território brasileiro contém alguns dos maiores e mais caudalosos rios do mundo, tornando-o um local perfeito para a produção de energia hidrelétrica, já que esta é gerada através da força das águas. Apesar dessa característica tão favorável, o país mantém paralelamente usinas termelétricas, que são altamente poluentes, pois queimam petróleo, carvão mineral, gás natural ou biomassa para gerar energia. Por que isso ocorre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões.
O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia.
A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares.
O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.
Veja na tabela abaixo a repartição do potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.