Português, perguntado por LETB, 1 ano atrás

Como se sabe,a língua não é apenas um código,mas também um fato social .Há palavras que podem ser consideradas equivalentes sob o ponto de vista do sentido,mas não do ponto de vista da valorização social. Uma instituição de ensino superior de São Paulo publicou na revista veja (10 dez.1999) uma propaganda que abre com a seguinte chamada: * Seja promovido de Zé para senhor José Carlos em apenas 2 anos a)Esse texto publicitário revela uma característica importante do tipo de organização social do país em que vivemos.Que característica é esta? b) Nossa constituição afirma a igualdade de todos os cidadãos ao proclamar que todos são iguais perante a lei. Que relação há entre esse texto publicitário e a declaração da constituição ?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
19
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

a) Podemos associar a frase destacada do anúncio a diversas características da organização social em que vivemos. Primeiramente, podemos falar sobre a possibilidade de ascensão social proporcionada pela educação: ao conquistar títulos acadêmicos como o anunciado, a pessoa pode ascender socialmente, tanto do ponto de vista econômico quanto em relação a prestígio. Além disso, podemos ressaltar a questão da suposta meritocracia: o anúncio sugere que ao final de um investimento de dois anos, você conseguirá ascender socialmente.

b) A escolha do termo "promovido" para contrastar "Zé" e "senhor José Carlos" é uma demonstração clara de que não somos todos iguais como estabelecido pela constituição. O período relaciona o tempo de estudo ao prestígio social, reforçando a ideia da suposta meritocracia.
Respondido por kevinmarinhoalencar
5

Resposta:

a) “Seja promovido”: promover significa elevar alguém de posto; colocá-lo em um cargo ou uma posição superior. “Senhor”: é um tratamento de respeito, de reverência.

b) É a divisão em classes. Existem classes consideradas mais prestigiosas e outras menos.

c) Há uma evidente contradição: segundo o texto publicitário, “José Carlos” é mais importante que “Zé”.

Explicação:

Perguntas interessantes