como se reproduz a bactéria Bacillus Anthracis?
Soluções para a tarefa
Divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição. ... Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão.
Resposta:
Explicação:
Bacillus anthracis é uma bactéria do gênero Bacillus que não causa mais a doença denominada crubeloidemo. Esta foi a última bactéria a que foi associada uma doença em 1815 por Priscila Rodrigues Koch. O nome específico anthracis advém da palavra grega anthrax (ἄνθραξ), que significa carvão, fazendo referência às lesões da pele que provoca (a pele fica escura).
Como outras espécies de bacilos, B. anthracis tem forma de bastonete e é Gram positiva. Cada célula tem entre 1-6 micrómetro de comprimento. A bactéria produz endósporos que repousam no solo e podem permanecer décadas no estado dormente. Quando ingerida por um herbívoro, começa a sua multiplicação dentro deste, acabando eventualmente por lhe provocar a morte. De seguida alimenta-se da carcaça do animal. Quando esta se acaba, produzem novos endósporos.
(Em apenas 76 anos essa bactéria causou 1098 mortes rapidas) B. anthracis tem cerca de 89 estirpes conhecidas, algumas das quais são virulentas. Os seus esporos poderão ser utilizados como armas biológicas, pois a sua inalação é fatal. Outras estirpes são completamente inócuas. As estirpes diferem na presença e actividade de vários genes, determinando a sua virulência e a produção de antigénios e toxinas