como se processou a industrialização na Rússia entre o final do século 20 e início?
Soluções para a tarefa
Resposta CURTA: Os trabalhadores viviam nma situação de pobreza, na realidade. Há autores que diziam que os trabalhadores russos viviam num ''feudalismo industrial''. As condições eram precárias e não tinha-se muita expectativa de vida, mas o país estava se industrializando e nos últimos 50 anos antes da 1 Guerra Mundial, já era bem desenvolvido, mas não o suficiente. O processo de industrialização foi pequeno demais, sendo considerado nulo perante a industrialização inglesa ou alemã.
Explicação: Bem, detalhando mais um pouco se quiser ler depois, a situação da Rússia era que eles não haviam ainda aderido ao capitalismo, ao livre-mercado ainda, por isso, eram bem pobres. Eles aderiram com muita cautela e paulatinamente. O reinado do Czar Alexandre III, devidamente, desacelerou o processo industrial, no entanto (pois ele era contra os liberais, estatizando até a construção de ferrovias). Isto diminuiu muito o crescimento do país, tornando-o economicamente fechado. Os socialistas se aproveitaram desta oportunidade de pobreza para criar um ambiente perfeito de proliferação de sua ideologia. Com o tempo, a propaganda socialista (que já era muito ativa desde 1860) foi altamente perseguida e foi se tornando um problema tão grave que desembocou após da Primeira Guerra. Quando a Primeira Guerra estourou, a Rússia Imperial voltou todos os seus esforços para a guerra (famosa ''economia de guerra'') e isto fez com que vários utensílios e grãos alimentícios começassem a entrar em profunda escassez. Já havia-se grandes filas de distribuição pública de pão e sopa em Petrogrado (atual São Petersburgo) em 1915. A industrialização, no entanto, se você for pesquisar bem era a mais alta dos países beligerantes da Segunda Guerra, mas não o suficiente para a vastidão do Império Russo. As políticas economicamente fechadas não permitiram o país fosse desenvolvido (pesquise depois sobre a vida do Czar Alexandre III e a morte de seu pai, Alexandre II e conhecerá mais um pouco desta história).
A situação se agravou. A fome se transformou em ira e ira se transformou em revolta. Revoltas em Petrogrados começaram pesadas em 1917. O exército foi enviado para debelar os revoltosos, mas o exército sublevou e exigiu que o Czar abdicasse que fosse estabelicido ''um governo provisório'' e ''eleições já!''. O lema dos sociais-democratas (partido de Lênin, Stálin e Sverdlov) era ''Paz, Pão e Terra''. Infelizmente, os comunistas tomaram o poder. (v. Robert Gellately, a Maldição de Stálin; v. Volkogonov, uma Nova História Soviética). De nada! Espero ter ajudado.