como se previnir de doenças sexualmente transmissíveis as jovens não ter uma gravidez indesejada?. um pequeno texto por favor.
Soluções para a tarefa
Com o início da vida sexual o jovem se depara com uma série de responsabilidades e escolhas que podem repercutir por toda a sua vida. As principais preocupações, tanto dos pais e profissionais da saúde quanto dos próprios jovens, são a exposição a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada.
Nas últimas décadas, com a melhora no tratamento para o HIV, mesmo sem a cura, a maioria dos pacientes infectados passaram a apresentar menos sintomas e repercussões da doença. Com isso a preocupação com o uso de preservativo tanto masculino quanto feminino diminuiu e, por esse ser o principal método para a prevenção das DSTs, temos observado um grande aumento no número de casos.
As principais doenças são:
– HIV,
– sífilis,
– uretrites (popularmente conhecida como gonorreia),
– HPV (responsável pelas verrugas genitais e maior risco de neoplasia), entre outras.
Os sintomas das DSTs são variáveis, causando desde pequenas alterações genitais quase imperceptíveis até graves sequelas. O jovem deve estar atento para o surgimento de sintomas como dor ao urinar, secreção pela uretra (purulenta ou tipo clara de ovo), úlceras e feridas genitais (com ou sem dor), verrugas e até a dor testicular, resultado da inflamação/infecção do testículo e das estruturas vizinhas muito associada às DSTs.
Espero que goste