Como se pode preservar o direito de toda criança explorar a cultura escrita, as práticas sociais de ler e de escrever sem abandonar o direito de aprender a brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Através de ações fundamentadas e desenvolvidas de forma que a criança aprenda a leitura e escrita a partir de estratégias criativas que envolvam o brincar. Não desassociando da relação entre individuo e sociedade na concepção de criança, mas como sujeito ativo e participativo do processo de aprendizagem. O lúdico auxilia na aprendizagem, ajudando na construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.
Explicação:
Através do direito da oportunidade.
A partir do momento em que crianças podem ter a oportunidade de estudar, explorar, sem abandonar práticas fundamentais, como brincar, torna-se possível o desenvolvimento de uma formação efetiva.
Para isso, é preciso que os educadores busquem compreender as reais necessidades e limitações das próprias crianças, a fim de que seja desenvolvida uma aprendizagem significativa.