Como se pode explicar o uso do solo na América latina
Soluções para a tarefa
Programa Euroclima da Comissão Europeia, lançou, em fevereiro, o Atlas de Solos da América Latina e Caribe. A publicação é direcionada para o público em geral, educadores, e tomadores de decisão do setor público que lidam com assuntos relativos ao meio ambiente, agricultura e sociedade. A primeira edição foi publicada em espanhol. Ainda haverá as versões em português e inglês. O trabalho foi Coordenado pelo Centro de Pesquisa da Comissão Europeia (JRC, da sigla em inglês). O Atlas é resultado de uma colaboração estreita com cientistas de solos da Europa e da América Latina e Caribe.
O conteúdo relativo ao Brasil foi produzido pela Embrapa Solos e coordenado pela chefe geral da Embrapa Solos Maria de Lourdes Mendonça Santos. Para ela, uma das grandes conquistas desse trabalho foi a cooperação científica entre os pesquisadores de solos de todos os países da região.Esta é a primeira publicação que mostra, de maneira geral, os solos da América Latina e Caribe. Mapas coloridos e ilustrações explicam de maneira simples a diversidade de solos da região.
A publicação reforça a importância vital de um recurso natural que provê comida e combustível para 580 milhões de pessoas. O Atlas mostra a delicada relação entre os tipos de solos e as funções que eles exercem. Ele mostra a importância das inter-relações com o clima e uso da terra enquanto ilustra o papel do solo na segurança alimentar, particularmente em relação à mudança climática. Os solos da América Latina também são a base dos ecossistemas mais diversos do planeta.