Como se pode caracterizar as propostas educacionais dos educadores, políticos e intelectuais do montante liberal dos anos 1870 e 1880?
Contribuíram para o acirramento da exclusão das camadas mais pobres da sociedade, negando-lhes acesso ao ensino tanto escolar quanto em modalidades difusas.
Empenharam-se em apoiar as iniciativas da administração imperial na área da instrução pública, unindo esforços com diversos atores da sociedade, como maçons, republicanos e setores da Igreja Católica radicados no ultramontanismo.
Basearam suas propostas de reforma da sociedade pela Educação em pensadores como Bossuet e Hobbes.
Elevaram o padrão do ensino praticado no Brasil em todos os níveis, segundo sua concepção marcadamente nacionalista, de recusa aos modelos pedagógicos vindos do exterior.
Estiveram atentos ao movimento internacional de inovação pedagógica, pensando a intervenção nas cenas cultural e educacional por intermédio de estabelecimentos modernos de ensino, amparados em conteúdos científicos, e pelo apoio à iniciativa privada identificada com tal ideário, especialmente no que se refere ao nível secundário de ensino.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra e.
As propostas educacionais dos educadores, políticos e intelectuais do montante liberal dos anos 1870 e 1880, estiveram baseadas no movimento internacional de inovação pedagógica, o qual primava por novas abordagens pedagógicas e metodológicas no ensino.
Além disso, contou com a presença da iniciativa privada como forma de apoio para a confirmação do ideário, sobretudo no nível secundário do ensino, propondo a efetivação da qualificação da educação.
Perguntas interessantes