como se originou e se formol o gênero choro
Soluções para a tarefa
Resposta:
O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar.
Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e "choroso".
Há várias explicações para a origem do termo choro. Luís da Câmara Cascudo, por exemplo, atribuiu o nome ao xolo, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas. Já Ary Vasconcelos sugere que o termo liga-se à corporação musical dos choromeleiros, muito atuantes no período colonial.
A partir de 1880, o choro popularizou-se nos salões de dança e no subúrbio carioca. Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga foram os primeiros compositores que deram características próprias, e o firmaram como gênero musical. No início do século XX deixou de ser apenas instrumental e passou a ser cantado também, além de ganhar um ritmo mais rápido, agitado e alegre.
Com o apoio do rádio e com investimento das gravadoras de disco, o gênero tornou-se sucesso nacional na década de 30. Pixinguinha, foi o principal nome do período, autor de vários choros e um dos maiores compositores da música popular brasileira. Ele foi tão importante para o gênero que o Dia Nacional do Choro foi estabelecido, em sua homenagem, no dia 23 de abril, aniversário do compositor.
Nos anos de 1950, o Choro perdeu seu espaço para a Bossa Nova, mas se manteve presente na produção de vários músicos da MPB. Em 1970, foram criados os Clubes do Choro, revelando novos conjuntos de todo o país.
ESPERO TER AJUDADO