Como se joga mofeira?
Crie 5 regras diferentes da tradicional.
Soluções para a tarefa
1- Uso dos recursos: A primeira interferência foi feita quando espalhou na quadra cadeiras que serviam de obstáculos para quem lançava a bola.
2- Gestos: Depois de reparar que muitos participantes só corriam, a educadora disse que perdia ponto quem deixasse a bola cair no chão. Dessa forma, todos precisavam mandá-la de volta seja lá de que jeito fosse. "Com chutes e cabeçadas, eles perceberam diferentes formas de interferir na trajetória da bola", diz.
3- Uso do espaço: Nas semanas seguintes, notou que os estudantes não se deslocavam para facilitar o ataque e a defesa. Por isso, usou um elástico para diminuir e aumentar a área que pertencia a cada time, incluindo, portanto, uma variação que permitia diferentes explorações da área da quadra.
4- Uso do tempo: Nas aulas seguintes, o jogo terminava em um tempo preestabelecido pela professora - e não mais com a eliminação de todos os participantes de um time. Nesse caso, o desafio era jogar durante um tempo diferente.
5- Participação das pessoas: Em outras ocasiões, a proposta foi fazer com que os participantes não fossem excluídos, deixando um número variado de jogadores. Por essa regra, os atingidos pela bola deveriam usar uma faixa na cabeça e passar para o time oposto.