como se formou o partido comunista do brasil ( pcb) e no que os comunistas se diferenciavam dos anarquistas ?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Foi criado em 1958 como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, àquela época, apoiava as reformas defendidas por Nikita Khrushchov durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética em 1956 e que, mais tarde, ficaram conhecidas como desestalinização.
Existem diferenças muito básicas entre anarquismo e comunismo.
O anarquismo, por exemplo, acredita no princípio de que uma sociedade não deve ter autoridade governamental para direcionar os pensamentos e ações dos cidadãos.
Os seguidores dessa ideologia política não acreditam no Estado porque pensam que através da educação se formará um novo indivíduo. Inclusive, muitos anarquistas são responsáveis por criar teorias pedagógicas, como a educação libertária, aderida no início do século XX na Espanha e França, como a Escola Moderna.
Eles acreditam que só através da educação os homens conseguirão viver sem precisar de leis e igrejas.
Assim, os anarquistas não acreditam na existência do Estado. Também acreditam que não deveria haver uma autoridade superior para restringir a liberdade de pensamento e ação.
Os comunistas acreditam que um governo eficaz é dirigido por apenas um partido, que seja comunista e formado por membros da classe operária.
Nessa lógica, o Estado deveria possuir todos os recursos, sem conceito de propriedade privada, para assim, eliminar a luta de classes sociais.