Como se formou a serra da estrela?
Soluções para a tarefa
Há 240 M.a no Mesozoico, todo o sistema montanhoso formado anteriormente sofreu processos de erosão intensa que arrasaram o relevo. Posteriormente, por compensação isostática, formou-se uma superfície plana que consequentemente deixou os granitos colocados á superfície.
aquando o fim da formação da Pangeia, houve a fragmentação dos continentes, por regime distensivo, formando zonas deprimidas.
Apenas depois de todos estes acontecimentos, finalmente, há 65 M.a deu-se a formação da Serra da Estrela (orogenia Alpina): pela colisão das placas Euro-asiática com a Africana houve uma nova fase de compressão e as falhas antigas reativaram-se e formaram falhas inversas. Com o passar do tempo, por ajustamentos isostáticos, em consequencia dos movimentos compressivos, a cadeia montanhosa elevou-se cada vez mais, elevando-se um bloco de cada vez, em relação ao que o antecedia. Atualmente, é possível ver o efeito de “escadaria” na paisagem.
Já o quaternário, há 20 000 anos, houve a última glaciação, glaciação de Wurm, da qual se encontram evidências da presença dela em Portugal. Passados 10 000 ano, com o aumento da temperatura média da Terra houve a regressão dos glaciares, deixando os seus vestígios na Serra da Estrela.
Resposta:
Devido a forças compressivas começou a orogénese. Foram esses movimentos orogénicos que possibilitaram, por metamorfismo, a formação de xistos, a partir dos argilitos, e de grauvaques, a partir dos arenitos. Assim, estes são os dois tipos de rocha mais antigos que podemos encontrar na Serra da Estrela.
Explicação: