como se formarão os quilombos de Porto alegre
Soluções para a tarefa
Resposta:
O bairro Três Figueiras abriga há mais de 60 anos os descendentes da Família Silva, que moram no final da rua projetada João Caetano, entre a Avenida Carlos Gomes e Nilo Peçanha. Formada por 15 famílias, esta população habita um dos espaços mais valorizados de Porto Alegre. Com o avanço dos condomínios de luxo no seu entorno, a Família sofreu várias tentativas de retirada.
Sua origem estaria ligada à Colônia Africana, antigo bairro de Porto Alegre, mas laudo antropológico finalizado no ano de 2004 aponta que os seus fundadores teriam vindo do interior do Rio Grande do Sul. Seus avós maternos, Naura Borges da Silva e Alípio Marques dos Santos, naturais de São Francisco de Paula e Cachoeira do Sul, respectivamente, foram sucedidos por seus pais, Anna Maria da Silva e Euclides José da Silva, ambos de São Francisco de Paula, na ocupação do território e na perpetuação de seus modos de vida e organização social. Sua relação com a Colônia Africana, com certeza, existia, pois alguns membros da comunidade se referiam ao lugar onde haveria vivência religiosa ligada aos cultos de matriz afro-brasileira.
Explicação:
Alguns dos filhos exercem a profissão dos seus pais como a de jardineiro; os demais membros trabalham em casas do entorno como auxiliares de limpeza, cozinheiras e de carregador de tacos de golfe no Country Club. Seus integrantes preservam os conhecimentos ancestrais de ervas medicinais para o preparo de uma garrafada que alivia dores musculares. Vivem em pequenas casas de madeira.