Como se formaram os lagos, rios e oceanos?
Soluções para a tarefa
Porém, a água está em toda parte, e em diferentes formas: nas nuvens, em lençóis subterrâneos, nos animais, nas plantas, no nosso corpo, e claro, no mar, nos rios, nos lagos.
A água, uma das substâncias mais simples do planeta, produto de dois átomos de hidrogênio (H) ligados a um de oxigênio (O), formando H2O, é a base principal de sobrevivência do nosso planeta e é a substância mais indispensável à vida na Terra.
Há quatro bilhões de anos atrás, o “jovem planeta” que um dia viria a se chamar Terra era uma bola de fogo e magma, sem condições de formação de água liquida. A fusão dos átomos de Hidrogênio e Oxigênio liberou grandes quantidades de vapor de água, e no caso da Terra em que houve a solidificação da crosta terrestre, esse vapor de água ficou acumulado no interior da camada terrestre. Nessa época ainda não havia na Terra nenhum ser vivo, e havia por aqui muitas erupções vulcânicas. Das lavas vulcânicas saiam gases e grande quantidade de vapor de água que estava aprisionado. Durante séculos esses vapores que estavam sendo liberados, formaram uma atmosfera ao redor da Terra, nesta atmosfera para além de água no estado gasoso, também continha outros gases que foram liberados por estas atividades vulcânicas. Quando a temperatura ficou mais baixa, os vapores se transformaram em líquido, caindo na crosta terrestre sob a forma de chuva. O acúmulo dessas águas das chuvas foi lentamente feito nas cavidades da superfície terrestre, o que deu origem aos lagos, mares, oceanos, além de ir se acumulando solo abaixo e criou os lençóis de águas subterrâneas ou lençóis freáticos, que surgem na superfície através de fontes de água. Uma curiosidade, é que toda essa água que caiu sob a forma de chuva formou apenas metade da água total que hoje forma os nossos oceanos. O resto, acredite ou não, veio do espaço através de cometas, pois esses, além de formado por rochas, também possuem água no estado sólido! Em uma época bastante turbulenta a Terra foi atingida por milhares de cometas. Os quais foram responsáveis da outra metade da quantidade de água que formam os oceanos hoje.
E é esta água formada, que diferencia a Terra dos outros planetas em todo o sistema solar. A água dos oceanos criou o nosso planeta como hoje conhecemos, criando os limites territoriais de cada continente, regulando o clima do planeta, e é claro, a vida! Se os antigos que nomearam nosso planeta soubessem a porcentagem de água existente aqui, talvez passassem a chamá-lo de “Planeta Água”.
A água faz parte da constituição de todos os seres vivos, variando na sua quantidade. Inclusive alguns são formados quase que somente por ela, como é o caso das medusas, que tem seu corpo constituído por uma quantidade média de 95%. Nós, seres humanos, temos em média 60% de água no organismo, distribuídos nas células, entre os tecidos, circulando pelas artérias e veias, além de participar de várias funções do corpo humano e ser o meio onde ocorrem diversas reações, por exemplo, a quebra de proteínas e gorduras, essenciais para inúmeras formas de vida no planeta.
Como vimos, o surgimento da vida de todos os seres vivos está relacionado ao surgimento da água, logo, conservá-la é conservar a própria vida!