Como se formaram as ilhas de Fernando de Noronha?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Geologia e relevo. A ilha de Fernando de Noronha, juntamente com as demais do arquipélago, constitui a porção mais elevada de um gigantesco cone vulcânico, cuja base se encontra a quatro mil metros de profundidade, no soalho oceânico, e tem cerca de sessenta quilômetros de diâmetro. A parte superior do cone foi arrasada pela ação das ondas, que aí talharam uma plataforma com aproximadamente vinte quilômetros de diâmetro. No centro dela ergue-se o arquipélago, isto é, a parte do topo do cone ainda não destruída pelo mar. A ilha principal tem forma alongada, disposta em sentido sudoeste-nordeste, com dez quilômetros de comprimento por 3,5 de largura. A porção nordeste, de relevo acidentado, apresenta alguns morros escarpados ou picos, como os morros da Atalaia, da Boa Vista, da Madeira e do Pico, este último com 321m de altura, o mais elevado do arquipélago. Essas elevações constituem restos de erupções. A outra parte da ilha tem feição tabular: consiste de um planalto formado por derrames de lavas intercaladas com depósitos de cinzas, areias e outros fragmentos.
A importância geológica do arquipélago reside no fato de ter-se originado por processos vulcânicos, analisados detalhadamente, na época contemporânea, por especialistas como Fernando Flávio de Almeida e Umberto Giuseppe Cordani, que determinou as idades geológicas de suas rochas. O primeiro a estudar a região, em 1832, foi o naturalista inglês Charles Darwin, que reconheceu sua origem vulcânica.
O edifício vulcânico que forma o arquipélago corresponde a uma ramificação da crista médio-atlântica. As rochas mais antigas datam, segundo Cordani, de 11,8 milhões de anos, enquanto as mais jovens têm 1,7 milhão de anos, ou seja, se formaram nas épocas miocênica a pliocênica, no período terciário superior. No decorrer de aproximadamente dez milhões de anos, verificaram-se três fases vulcânicas principais, denominadas formação Remédios, formação Quixaba e formação São José. As mais jovens são mais básicas, enquanto as mais antigas são mais ricas em sílica e sódio, graças ao fenômeno da diferenciação magmática, muito nítido no complexo vulcânico do arquipélago. O acesso à ilha principal é difícil, pois que ela é circundada por costões abruptos, recifes de algas calcárias e pequenas praias constituídas de areias calcárias ou conglomerados de seixos de rochas ígneas
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás