Biologia, perguntado por Yasmin1897, 1 ano atrás

Como se formam os urólitos???
ME AJUDEM EU TENHO PROVA AMANHÃ!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lelejr
0

A formação de urolitos, dissolução e prevenção envolvem processos físicos complexos. Os principais fatores incluem:

– Supersaturação;

– Efeitos de inibidores de cristalização e inibidores da agregação e crescimento de cristais;

– Efeitos de promotores de agregação e crescimento de cristais;

– Efeitos de matriz não cristalina;

Formação de urólitos está associada a duas fases complementares, mas distintas: iniciação e crescimento. Verifica-se que os eventos de iniciação não são os mesmos para todos os tipos de cristais. Além disso, os fatores que iniciam a formação de urolitos podem ser diferentes daqueles que permitem que o mesmo cresça. O passo inicial na formação de um urolito é a formação de um núcleo de cristal (ou embrião de cristal). Esta fase de iniciação da formação do urolito, chamado de nucleação, é dependente de supersaturação de urina com cristalóides calculogenicos. O grau de supersaturação da urina pode ser influenciada pela magnitude da excreção renal do cristalóide, pH da urina, e / ou inibidores de cristalização. Substâncias proteicas de matriz não-cristalinas podem também desempenhar um papel na nucleação em alguns casos.

Três teorias têm sido propostas para explicar o início da litogênese. Cada teoria enfatiza um único fator.

A teoria da SUPERSATURAÇÃO aponta a supersaturação excessiva da urina com cristalóides formadores de urólitos como o evento primário na litogênese. Nesta hipótese, a nucleação de cristais é considerada um processo físico-químico que envolve a precipitação de cristalóides de uma solução supersaturada.

A teoria da MATRIZ de nucleação enfatiza a formação de uma matriz orgânica pré-formada (como uma mucoproteina com propriedades de ligação de cálcio) como o principal determinante na litogênese. Baseia-se na suposição de que a formação de urolitos depende de uma matriz.

A teoria dos INIBIDORES de cristalização propõe que a redução ou ausência de inibidores orgânicos e inorgânicos de cristalização são o principal determinante da formação de urolitos. Esta teoria baseia-se no fato de que várias substâncias litogênicas na urina são mantidas em concentrações significativamente mais elevadas que é possível em água. Do mesmo modo, os inibidores são importantes para minimizar o crescimento de cristais e da consequente agregação.

Estas três teorias não são mutuamente excludentes. Na verdade, a supersaturação da urina com os componentes do cristal é um pré-requisito para cada teoria da nucleação.

Além disso o crescimento do nucleo é dependente dos seguintes fatores:

(1) a sua capacidade para permanecer no lúmen da via excretora do sistema urinário;

(2) o grau e a duração da supersaturação da urina com cristalóides idênticos ou diferentes do que no núcleo;

(3) as características físicas do núcleo. Se eles são compatíveis com outros cristalóides; alguns cristais podem alinhar-se e crescer sobre a superfície dos outros.

Perguntas interessantes