Como se formam as pérolas?
Acredite. A pérola não é uma pedra preciosa. Ela nasce dentro de uma ostra (um molusco que vive no mar) como resultado de uma reação natural do corpo da ostra contra invasores. Quando algum plâncton, grão de areia, pedaço de rocha ou coral entra na concha, o organismo do molusco ataca. [...]
O formato da pérola depende do invasor e do local onde ele se instala. Se fica grudado no manto (pele muito fina que cobre todo o corpo do animal), a joia se torna irregular. Se ele se desloca e fica todo embrulhado, a pérola se forma bem redonda, que é mais rara e valiosa.
A pérola pode ser verde, branca, rosa, creme, cinzenta, preta, dourada... A cor varia de acordo com o tipo de ostra e com o ambiente onde ela vive. A ostra absorve variadas proteínas e minerais do mar, que são usados para se fazer a pérola.
O tamanho da pérola também é variado. Ele depende do tamanho da ostra e da duração do tempo em que ela levou para formar a joia. Quanto mais tempo ficar dentro da ostra, maior poderá ser a pérola.
Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2015. Fragmento. (P050517H6_SUP)
No trecho “Ela nasce dentro ...” (1º parágrafo), a palavra destacada refere-se à
concha.
ostra.
pérola.
rocha.
luhanweb:
Qual a palavra destacada?
Soluções para a tarefa
Respondido por
91
Resposta:
Perola.
Explicação:
pois e a perola que nasce dentro da ostra.
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás