Como se formam as bacias sedimentares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando as rochas se desgastam em função da ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, elas dão origem aos sedimentos.
Esses sedimentos são “carregados” pelas movimentações do ar e, principalmente, pela água, tanto dos rios quanto das chuvas. Assim, pela força da gravidade, eles tendem a ser levados para as áreas mais baixas e acumularem-se ali, geralmente em regiões oceânicas.
Então, com o passar dos milhões de anos, esses sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos por mais e mais conjuntos de novos sedimentos, que vão exercendo um “peso” cada vez maior. Assim, as camadas mais inferiores vão sendo “esmagadas” por uma pressão que está sempre aumentando, fazendo com que as partículas de rochas unam-se, formando as rochas sedimentares.
À medida que esse processo vai se repetindo ao longo das eras geológicas, mais e mais camadas de rochas sedimentares vão se formando. Quando elas ocupam grandes áreas e significativas profundidades, temos a formação das bacias sedimentares.
Olá Jhessica, Tudo bem?
Primeiramente boa tarde.
As bacias sedimentares são depressões preenchidas por sedimentos de áreas com maiores altitudes. As mais antigas se formaram por processos ocorridos desde o inicio Éon Fanerozoico, na Era Paleozoica e na Era Mesozoica. No entanto, o processo de sedimentação continuou com intensidade e, como vimos, é um processo ativo até os dias atuais, na Era Cenozoica, constituindo assim as bacias sedimentares recentes. A essa estrutura associam-se jazidas de petróleo, carvão e gás natural. Constituem bacias importantes como a Amazônica, a do Pantanal Mato-Grossense, Austrália e Russa.
Espero ter te ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.