Como se faz um fluxograma ?
Soluções para a tarefa
1 - Definir o processo que será representado
Para começar, você precisa decidir qual processo ou família de produtos será mapeado. Geralmente se escolhe o processo mais problemático, o que tem mais volume, porque se você consegue medir e melhorar esse processo, a única coisa que precisamos fazer para os processos menores é replicar.
Outra vantagem é que qualquer alteração nesses processos será representativa tanto na qualidade quanto no volume de entrega.
2 - Definir o escopo do projeto
É preciso definir o início e fim do projeto, qual o nível de detalhamento requerido, se será micro ou macro, qual os detalhes necessários, para quem você precisa entregar e o que você precisa extrair desse processo.
Dessa forma, não haverá problemas relativos a falta de detalhes, ou se não um excesso de detalhes e informações que dependendo do processo não se faz necessário.
3 - Levantamento das atividades
Nessa etapa da construção do seu fluxograma você deve definir quais atividades estão ocorrendo durante o processo e organizá-las da maneira mais adequada possível.
Ou seja, é necessário analisar de qual maneira cada atividade será trabalhada, sua importância, para então definir a sequência que tornará o processo mais ágil.
4 - Desenhar os símbolos
Como já foi visto, o fluxograma é uma representação gráfica. Logo, utiliza-se símbolos que representam as etapas do processo e as decisões a serem tomadas.
É preciso desenhar de forma correta para que fique claro todo o processo, pois existem símbolos padrões para cada tipo de informação. Assim, a leitura do mapeamento se torna internacional, permitindo que qualquer pessoa com conhecimento sobre essa ferramenta consiga interpretar seu fluxograma e entender os processos e etapas que estão ocorrendo.
Símbolos de um Fluxograma
Existem inúmeros símbolos que podem ser utilizados para representar ações e decisões a serem tomadas durante seu processo. Separei alguns deles para que você possa visualizar de forma clara o que são esses símbolos.
Esses símbolos fazem parte de um padrão, como foi dito acima, permitindo o fácil entendimento do processo por parte daqueles que irão efetuar possíveis mudanças e melhorias no processo.
Espero ter ajudado UnU