Geografia, perguntado por arthurhenriquee73, 10 meses atrás

como se faz a ordenha.

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaellaribeiro390
0

Explicação:

Para fazer a ordenha do leite materno, a pega da mão deve ser em formato de “C” com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro.


arthurhenriquee73: obrigado mas era ordenha de vaca
arthurhenriquee73: e eu sou menino
Louisa2307: desculpa qualquer coisa
mikaellaribeiro390: de nada!!
mikaellaribeiro390: mais eu respondi oque você perguntou.
arthurhenriquee73: nada não
Respondido por Louisa2307
0

Resposta:

Para realizar uma ordenha com qualidade e eficiência, é importante seguir alguns passos:

1. Conduzir tranquilamente as vacas para a sala de ordenha que sempre deve estar limpa e livre de impurezas, seguindo uma ordem de acordo com a saúde do úbere. O tratamento inadequado acarreta redução da produção, aumento do leite residual e mastite. Resultados de pesquisa mostram redução de 10% da produção de leite quando as vacas sofrem maus-tratos e um aumento de 5,5% na produção de leite durante o período de lactação, quando se pratica uma rotina padronizada em comparação às práticas variadas.

2. Retirar os três primeiros jatos de leite em uma caneca de fundo escuro. Essa prática permite estimular a descida do leite, diagnosticar a mastite e retirar os jatos mais contaminados por micro-organismos.

3. Se for preciso, lavar somente o teto com água potável, pois a presença de matéria orgânica nas tetas inviabiliza a ação de desinfetantes.

4. Fazer a imersão dos tetos por completo em uma solução desinfetantes à base de clorexidina, iodo ou conforme orientação técnica, aguardando 30 segundos para sua ação. Essa prática diminui e elimina de forma significativa os micro-organismos da pele dos tetos, sendo um deles os psicrotróficos que se multiplicam mesmo com o leite resfriado.

5. Secar os tetos com papel-toalha descartável. Tetos molhados prejudicam a qualidade do leite, pois ocorre o transporte de bactérias e resíduos de desinfetantes.

6. Iniciar a ordenha e ir até o final, sem nenhuma parada. A importância desse tempo deve-se ao fato de que o hormônio responsável pela liberação do leite (ocitocina) age por um período de cinco a sete minutos e é nos três a quatro minutos após a preparação que se ordenha 70% do leite da vaca.

7. Terminada a ordenha, desinfetar os tetos (mínimo 2/3 de cada teto), com produtos à base de clorexidina, iodo ou conforme orientação técnica, usando um recipiente do modelo sem retorno. Essa prática, associada à terapia da vaca seca, reduz drasticamente os casos de mastite subclínica.

8. Oferecer alimento para estimular a permanência dos animais de pé imediatamente após a ordenha e por um período de aproximadamente duas horas, pois o esfíncter fica aberto. Se as vacas se deitam, os micro-organismos do ambiente entram no canal, propiciando a ocorrência de novas infecções.

9. Resfriar o leite após passar por um coador de náilon ou material apropriado. O leite não pode ser coado em pano nem ficar fora do resfriador, por ser perecível.

10. Iniciar imediatamente a limpeza e desinfecção da sala e do equipamento de ordenha.

Perguntas interessantes